Câmara de Botucatu solicita inclusão de atendimentos de podologia na rede básica de Saúde

2 min. de leitura
Notícia Vereador Lelo Pagani O pedido é para que seja feito um estudo sobre a possibilidade de incluir no sistema de saúde municipal o profissional podólogo, para que os pacientes, especialmente os com diabetes, tenham um tratamento multidisciplinar.

Em março do ano passado, o Senado aprovou a regulamentação da profissão de podólogo. Para quem tem pouca familiaridade com a área, a podologia auxilia no tratamento de doenças superficiais dos pés e no diagnóstico de problemas ortopédicos, dermatológicos, circulatórios e até metabólicos. Os profissionais ajudam a promover proteções e correções podológicas, orientando pacientes sobre medidas preventivas de infecções.

 

Na sessão de retorno da Câmara Municipal de Botucatu, após o recesso de meio de ano, o assunto ganhou destaque nas pautas do dia. O vereador Lelo Pagani (PSDB) apresentou um requerimento, solicitando a implantação do serviço nas Unidades Básicas de Saúde de Botucatu (UBS). Na justificativa do pedido, o parlamentar ressaltou a importância desses profissionais para os cuidados, principalmente, com pacientes diabéticos. 

 

A podologia é uma grande aliada no tratamento de pacientes com diabetes, já que a doença compromete a circulação do sangue, principalmente nas extremidades do corpo. A diabetes pode causar hemorragias e dificultar cicatrizações, além de causar perda da sensibilidade, o que faz com que o paciente, por muitas vezes, não perceba que possui um ferimento ou uma infecção no pé. E tendo em vista o crescente número de pessoas com diabetes em nosso município, temos que pensar na importância dos cuidados com os pés desses pacientes. Por isso, trouxe este assunto para discussão e apresentação na Câmara”, disse o vereador.

 

“Esse pedido é para que seja feito um estudo sobre a possibilidade de incluir no sistema de saúde municipal o profissional podólogo, para que os pacientes, especialmente os com diabetes, tenham um tratamento multidisciplinar que os ajude a prevenir o agravamento de sua condição e a tratar as complicações trazidas pela doença. Temos que lembrar da importância disso e pensar que nem todos têm a condição de pagar por esse serviço de forma particular”, complementou Pagani. 

 

O ofício foi encaminhado ao Secretário Municipal de Saúde, Dr. Marcello Laneza Felício, e contou com o apoio de todos os demais vereadores. 

 

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

FALE COM O VEREADOR

Entre em contato e retornarei o mais breve possível

Entre em contato via WhatsApp
Entre em contato via WhatsApp