Estudo aprofundado sobre o trânsito em Botucatu é proposto na Câmara Municipal
Quanto tempo você tem gastado no trânsito de Botucatu? E quais são as maiores dificuldades que tem enfrentado para se deslocar de um ponto a outro? Esses são alguns dos questionamentos que foram levantados na Câmara Municipal na última segunda-feira, 30/10, durante sessão ordinária. Numa ação de coautoria, os vereadores Lelo Pagani (PSDB), Alessandra Lucchesi (PSDB) e Palhinha (União) assinaram um requerimento endereçado ao Secretário Adjunto de Assuntos do Transporte Coletivo e Trânsito, Rodrigo Luiz Gomes Fumis, solicitando a realização de um Censo de Mobilidade Urbana Municipal.
De acordo com o documento, a proposta é para que sejam feitos estudos das demandas diárias e o levantamento de dados por setor e por espaços delimitados dos usuários do transporte coletivo, com o objetivo de apoiar um plano para a elaboração de uma malha urbana mais próxima possível das demandas da população.
“Botucatu carece de opções que suportem o aumento do fluxo de usuários do transporte coletivo. O serviço que temos atualmente não consegue acompanhar a expansão urbana para diversos setores da cidade. Esse é um estudo mais do que necessário e até mesmo urgente, pois precisamos, primeiramente, fazer esse levantamento para depois traçar o plano de ação, ir atrás de recursos, planejamento para execução, e sabemos que isso leva tempo. É hora de pensarmos de forma mais estratégica e a longo prazo, pois a tendência é a cidade se expandir ainda mais, então, precisamos de soluções que perdurem e tornem a cidade cada vez mais acessível”, disse o vereador Lelo Pagani.
O documento trouxe ainda dados divulgados recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que corroboram o pedido.
“De acordo com o último Censo Demográfico, divulgado no dia 28 de junho deste ano, o levantamento mostra que temos, entre tantos outros, o desafio urgente de dotar o país de um sistema de transporte público eficiente. O IBGE calculou que somos mais de 211 milhões de pessoas vivendo no Brasil. Ao conferir as 15 cidades com mais de 1 milhão de habitantes, verificamos que boa parte delas não dispõe de sistemas de transporte coletivo de massa, ou, quando existem, estão muito aquém da demanda”, complementou o parlamentar.
O requerimento recebeu apoio do também vereador José Pedroso Bitencourt (União Brasil).
Gostou do Conteúdo? Compartilhe!
FALE COM O VEREADOR
Entre em contato e retornarei o mais breve possível