Criação de Farmácia Municipal dentre outras demandas na área da saúde são solicitadas na Câmara

2 min. de leitura
Notícia Vereador Lelo Pagani Uma das propostas é a criação de uma Farmácia Municipal de Manipulação para abastecimento das Unidades Básicas de Saúde.

Tema recorrente na Câmara Municipal de Vereadores de Botucatu, a saúde voltou a ser pauta de requerimento na última sessão ordinária do ano, realizada no dia 18/12.

 

O parlamentar Lelo Pagani (PSDB) usou a tribuna para fazer um novo pedido que visa a expansão dos serviços na esfera municipal. Por meio de requerimento, Pagani pediu diversas melhorias na área, dando ênfase para a criação de um Centro de Diagnóstico Municipal, de uma Farmácia Municipal de Manipulação para abastecimento das Unidades Básicas de Saúde, de um Laboratório de Análises Clínicas Municipal e de um Centro de Imagens Municipal. Além disso, Lelo ainda solicitou estudos para integrar os sistemas informatizados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e da Secretaria Municipal de Saúde, para que as informações de saúde dos pacientes sejam utilizadas também durante os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde.

 

“Botucatu é referência regional na área da saúde. Nossa rede municipal também tem se mostrado pioneira em diversas áreas, oferecendo atendimento de qualidade de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando à população acesso abrangente, universal e gratuito. Porém, ainda são necessárias algumas melhorias e maior oferta de serviços. Constantemente recebo solicitações nesse sentido por parte da população. 

 

 

Botucatu conta com 21 Unidades de Saúde, sendo 02 (dois) Centros de Saúde Escola, 06 (seis) Unidades Básicas de Saúde e 19 Equipes de Saúde da Família (dividas em 13 unidades de saúde) e 23 Equipes de Saúde Bucal, sendo 15 na Estratégia de Saúde da Família, 2 no Centro de Saúde Escola e 6 na Atenção Primária à Saúde, sendo todas as Unidades de Saúde com um Dispensário de Medicamentos descritos na Relação Nacional de Medicamentos (RENAME) para Atenção Básica.

 

As Unidades Básicas de Saúde trabalham na forma tradicional e realizam o atendimento básico para a sua área de abrangência. São referências em pediatria, ginecologia/obstetrícia e clínica geral. As Unidades de Saúde da Família são responsáveis pela atenção básica em sua área de abrangência.

 

“Nós temos uma rede básica bem estruturada e que funciona seguindo todas as diretrizes municipais, estaduais e federais. O que precisamos é potencializar os atendimentos ampliando os serviços, oferecendo assim mais agilidade com menor custeio”, completou Pagani.

 

O requerimento foi enviado ao Secretário Municipal de Saúde, Marcello Laneza Felício.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

FALE COM O VEREADOR

Entre em contato e retornarei o mais breve possível

Entre em contato via WhatsApp
Entre em contato via WhatsApp