Lelo Pagani pede o tombamento histórico da Estação Ferroviária de Rubião Junior e a retomada do projeto de implantação do Trem Turístico em Botucatu

2 min. de leitura
Notícia Vereador Lelo Pagani

Foto: Flávio Fogueral 

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada em 11/3, o vereador Lelo Pagani (PSDB) colocou em pauta mais uma vez o tombamento histórico de prédios icônicos do munícipio. O pedido dessa vez foi para a Estação Ferroviária de Rubião Junior. Além do tombamento, Lelo pediu para que seja feita a revitalização do local, mantendo todas as suas características. Ainda dentro do tema, o parlamentar retomou o pedido do tão sonhado Trem Turístico de Botucatu, com o objetivo de fomentar ainda mais o turismo na região e atender uma solicitação antiga da população.

As solicitações foram encaminhadas para a Secretária Adjunta de Turismo, Roberta Leme Sogayar, com cópia para o Conselho De Defesa Do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). No documento, Pagani reforça o pedido para que sejam envidados esforços junto aos órgãos estadual e federal para seguimento do projeto.

“O tombamento de um patrimônio tem o objetivo de preservar, por meio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. Já o projeto de implantação do Trem Turístico, é um atrativo sonhado pelos botucatuenses há bastante tempo, e que se tornaria mais um ponto de destaque para o turismo da nossa cidade, contribuindo com a geração de empregos e renda”, disse o vereador Lelo Pagani.

Durante sua fala na tribuna, Pagani resgatou a importância que a ferrovia teve para o desenvolvimento da cidade e ressaltou a necessidade de se preservar essa memória.

“O desenvolvimento econômico e urbano de Botucatu está intimamente relacionado à presença da ferrovia, que chegou à cidade no final do século XIX, tornando o município uma potência no interior paulista. Aqui em Botucatu, duas estações foram fechadas e ambas vivenciaram a depredação do patrimônio, com total abandono e constantes atos de vandalismo. Nós precisamos manter a história viva e não permitir que mais um patrimônio caia no esquecimento e abandono”, finalizou.

Trem Turístico

O projeto de implantação de um trem turístico para Botucatu foi lançado em 2018 pela Secretaria Adjunta de Turismo. Na época, um estudo de viabilidade mostrou que o trecho entre a região central e o Distrito de Rubião Junior seria possível, despertando interesse no segmento de turismo histórico cultural.

Segundo informações da Prefeitura, para que o projeto seja executado, Botucatu precisa ter a concessão de uso da Estação e depois viabilizar a obra de restauração, para só então implantar o trem de passeio entre as duas estações.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

FALE COM O VEREADOR

Entre em contato e retornarei o mais breve possível

Entre em contato via WhatsApp
Entre em contato via WhatsApp