Lelo Pagani visita obras do Parque Linear e destaca impacto do projeto para evitar enchentes em Botucatu

3 min. de leitura
Notícia Vereador Lelo Pagani O local também ganhará uma quadra poliesportiva, entre outros equipamentos de esporte e entretenimento, de acordo com o projeto.

Nesta última semana, Lelo Pagani visitou as obras do Parque Linear de Botucatu. O local tem um significado especial para ele, pois leva o nome de seu pai, o ex-vereador Oswaldo Moreira Pagani. O Parque faz parte do projeto de revitalização do Rio Lavapés e está recebendo uma grande obra de estrutura e drenagem.

Ao fazer um balanço sobre o que viu, Pagani observa que, além de garantir segurança hídrica, ou seja, o abastecimento de água para Botucatu nas próximas décadas, o Parque Linear permitirá o escoamento da água das chuvas em uma região estratégica do município. Segundo ele, ajudará a evitar catástrofes como as que ocorreram na cidade em 2020, quando várias pontes foram destruídas durante uma forte tempestade.

“Está ficando tudo muito bonito. Temos visto essa dificuldade com o escoamento da água das enchentes no Rio Grande do Sul e nós, aqui em Botucatu, somos privilegiados com dois grandes projetos voltados para evitar problemas hídricos. Temos a represa, que vai garantir o abastecimento de água e o Parque Linear, que além de garantir o escoamento da água das chuvas, evitando possíveis alagamentos, ainda oferecerá uma ampla estrutura de lazer”, destaca Pagani.

Já foram executados dois trechos do Parque Linear desde a região da Cohab I até a região central. Em março deste ano, a Prefeitura concluiu a implantação das pontes nas ruas Quintino Bocaiúva e Prefeito Tonico de Barros. Ao todo, sete pontes já foram modernizadas e uma construída em toda a extensão do Rio Lavapés desde o início da implantação do Parque Linear.

 

Lazer - O local também ganhará uma quadra poliesportiva, entre outros equipamentos de esporte e entretenimento, de acordo com o projeto. Além das obras de canalização, está incluída a demolição e reconstrução de quatro travessias com maior seção de vazão. Elas serão executadas nas Ruas Coronel José Vitoriano Villas Boas, Major Leônidas Cardoso, Marechal Deodoro e Monsenhor Ferrari, permitindo melhoria no escoamento hidráulico nos trechos com adensamento urbano. O investimento será de R$ 19 milhões.

O alargamento total da calha do rio deve ser finalizado em 2024. Nesta obra, já foram revitalizados na primeira etapa trechos desde a Cohab I até o Centro. Já a segunda etapa, foi executada entre as Ruas Visconde do Rio Branco e Marechal Deodoro. A obra custou R$ 10 milhões.

Quem foi “Oswaldão Pagani” ?

Conhecido como “Oswaldão”, foi uma figura importante para o crescimento da cidade, já que foi vereador por diversas legislaturas e atuou na política como líder dos Prefeitos Lico Silveira, Plínio Paganini e Jamil Cury.

“Visitar essa obra relembra a homenagem que fizeram para o meu pai. Um reconhecimento especial à toda dedicação, trabalho e carinho dele por Botucatu. Com certeza aqui, o ‘Oswaldão’ se sentiria acolhido e em casa”, afirmou Pagani. Oswaldão morreu em maio de 2017, aos 88 anos.

Além disso, para Lelo, a obra irá mudar totalmente o cenário urbano da cidade, de maneira funcional e estética, afinal, além da recuperação das margens do rio Lavapés, haverá instalação de ciclovia, playgrounds, academias ao ar livre e paisagismo.

“O homem público precisa valorizar o passado e reconhecer os esforços daqueles que trabalharam para que tivéssemos os avanços do presente. E essa homenagem ao meu pai demonstra esse respeito. E a obra do Parque Linear é um projeto desenvolvido com os olhos no futuro, para que possamos garantir qualidade de vida para a população de Botucatu”, finalizou Lelo.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

FALE COM O VEREADOR

Entre em contato e retornarei o mais breve possível

Entre em contato via WhatsApp
Entre em contato via WhatsApp