Demétria recebe Moção de Congratulação
O bairro Demétria celebrou 50 anos neste ano e recebeu uma Moção de Congratulação na Câmara Municipal, fruto da proposta do ex-vereador Lelo Pagani. O intuito foi reconhecer e reforçar a importância do local para Botucatu, que oferece, através de um cenário ambiental saudável, práticas de Agricultura Biodinâmica e Orgânica.
“O Bairro da Demétria cresceu nesses 50 anos pela sua vocação na agricultura Biodinâmica, sendo a primeira fazenda, dizendo do Brasil, a produzir dessa maneira, oferecendo um olhar antropológico na área da saúde. A escola Aitiara, com sua metodologia Waldorf, traduz muito do sentimento e visão de mundo que a comunidade demetriana coloca como opção de vida. Dessa maneira, e com toda essa forma diferenciada de viver, se criou também uma forma diferente de se alimentar com a Bioloja e seus produtos naturais, além dos restaurantes muito procurados pelos Botucatuenses e por quem vem conhecer nossa cidade”, explicou Lelo Pagani.
Para um dos fundadores do bairro, Hans Jorg Blaich (Jorge), essa Moção mostra que o trabalho de todos os envolvidos, desde a criação até o desenvolvimento da Demétria como é conhecida hoje, contribuiu positivamente na vida de diferentes famílias.
“Nós só temos a agradecer ao Lelo, um parceiro comprometido com todos os bairros de Botucatu, inclusive, com a Demétria. Estamos orgulhosos em fazer parte dessa história”, diz Hans Jorg Blaich.
Um pouco sobre a história da Demétria
O nascimento da Demétria começou com a ideia de um grupo de pessoas da Holanda e da Escócia que, ao chegarem em Botucatu, decidiram implantar a primeira fazenda Biodinâmica do Brasil. Com o apoio de dois empresários e uma médica antroposófica de São Paulo, conhecidos do grupo, foi possível dar os primeiros passos para a concretização do projeto. Em meados de 1980, a fazenda já possuía cerca de 100 funcionários registrados, 15 hectares de verduras orgânicas e 15 hectares de ervas medicinais, tornando-se a maior atividade agrícola de Botucatu na época.
Hans Jorg Blaich administrou a Demétria por 23 anos e acompanhou a expansão da fazenda, que posteriormente virou um bairro da cidade. Atualmente, há oito condomínios pelos arredores, além da escola Aitiara, com mais de 400 alunos. O setor gastronômico também é de grande destaque para o público e conta com dois cafés e pizzarias.
Gostou do Conteúdo? Compartilhe!
FALE COM O VEREADOR
Entre em contato e retornarei o mais breve possível