Núcleo de Atenção a Transtornos Alimentares recebe Emenda Impositiva
Após um período em recesso, o Núcleo de Atenção a Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência (Nuatra) retoma suas atividades. E a equipe responsável pelo projeto ainda teve mais um motivo para comemorar: o Nuatra foi contemplado, recentemente, por uma Emenda Impositiva pleiteada pelo vereador Lelo Pagani. Com o dinheiro destinado à iniciativa, em um futuro próximo, haverá novas contratações de profissionais da saúde para agregar ao time já existente.
“Saúde é um assunto fundamental para mim. Resolver problemas físicos e psicológicos de crianças e adolescentes é uma maneira de criar adultos saudáveis para a construção de um futuro melhor. Investir em profissionais de saúde capacitados é uma forma de fazer com que a população tenha um atendimento digno e que seu problema seja solucionado, trazendo qualidade de vida para ela”, explicou Lelo Pagani.
Para a equipe interna do Nuatra, a Emenda foi um gesto importante para todos os envolvidos no projeto e amplia a forma de atendimento para crianças e adolescentes.
“Estamos todos muito felizes. Agradecemos ao vereador pela compreensão do papel relevante que o Nuatra possui na saúde e bem-estar físico e mental dos jovens. Com certeza, a comunidade de Botucatu será grandemente beneficiada por este serviço”, explicou a professora doutora Luiza Cristina Dias, do Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp - câmpus de Botucatu.
Além disso, por iniciativa da Unesp, o Nuatra passará por uma mudança no espaço dos atendimentos, que serão realizados no Bloco III do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), após o local passar por reformas. Atualmente, os pacientes do Nuatra são recebidos no Centro de Estudos e Práticas em Nutrição (Cepran), do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp - câmpus de Botucatu.
Toda mudança que o projeto irá vivenciar reforça para as pessoas de dentro e fora da área da saúde a importância de investir neste setor.
“A presença de uma equipe diversificada permite a implementação de novas práticas e olhares, o que proporciona um melhor resultado aos pacientes. Promover um ambiente colaborativo e interdisciplinar é essencial para abordar questões complexas de saúde de maneira abrangente”, finalizou Lelo.
Um pouco mais sobre o Nuatra
Criado em 2022, o projeto é fruto de uma iniciativa do Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação do IBB, e visa atender crianças e jovens com transtornos alimentares como anorexia, bulimia e transtorno de compulsão alimentar.
Além disso, o Nuatra oferece serviços gratuitos no âmbito do SUS para o público de Botucatu e de 13 municípios do Polo Cuesta. Inserido na Rede de Atenção Primária à Saúde, em conformidade com a portaria que rege as Unidades Básicas de Saúde, está ligado à Secretaria Municipal da Saúde de Botucatu. Os pacientes atendidos chegam até o projeto por meio de encaminhamento médico das unidades de saúde em regime ambulatorial.
Conheça mais sobre o projeto. Acesse:
Gostou do Conteúdo? Compartilhe!
FALE COM O VEREADOR
Entre em contato e retornarei o mais breve possível