Botucatu terá fábrica de biomedicamentos
“Um divisor de águas na produção de medicamentos, de projetos acadêmicos e também para a nossa cidade”. É essa a definição do vereador Lelo Pagani (PSDB) sobre a grande novidade anunciada no último dia 06 de janeiro. Em cerimônia realizada com a presença de autoridades, docentes e do reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Pasqual Barretti, foi assinado o contrato entre a Unesp e a 2N Engenharia, empresa vencedora da licitação para a construção da primeira fábrica brasileira de amostras de medicamentos biológicos para pesquisa clínica.
O projeto, que já havia ganhado repercussão nacional, agora avança para uma outra importante etapa, que é a construção da estrutura.
A Caixa Econômica Federal, por meio do Ministério da Saúde, enviará o aporte de R$ 11 milhões. A contrapartida ficará a cargo da Universidade, que investirá cerca de R$ 2 milhões, além de ceder o terreno, com área de 1.437 m².
“Sou vereador, participo da Comissão de Desenvolvimento e geração de emprego e renda da Câmara Municipal de Botucatu, sou servidor da Unesp e acompanho há bastante tempo o trabalho dos professores Benedito Barraviera e Rui Seabra no Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap). Diversos trabalhos importantíssimos já foram desenvolvidos lá e agora, com a construção da fábrica, tenho certeza que será um divisor de águas na produção de remédios no Brasil”, declara Pagani. “A unidade atenderá tanto as necessidades do Cevap, como da Unesp e de todos os projetos semelhantes como esses, das universidades brasileiras, que poderão utilizar essa fábrica aqui em Botucatu também”, complementa.
A estrutura será instalada no próprio Cevap, que fica localizado na Fazenda Experimental Lageado, da Unesp. O projeto, que foi desenvolvido pela arquiteta botucatuense Camila Biondo, que é servidora do escritório de Engenharia da Reitoria da Unesp, em Bauru, prevê quatro alas divididas em dois andares. No andar superior, está planejado um setor fabril e outro de controle de qualidade. No pavimento inferior, ficará a administração, os laboratórios de pesquisa, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Vital Brazil, a área administrativa e um espaço de coworking para hospedar startups de biotecnologia.
Projeto antigo
De acordo com o professor adjunto da Faculdade de Medicina de Botucatu, Rui Seabra Ferreira Júnior, este é um projeto antigo, idealizado há mais de uma década. Rui, que será o coordenador ao lado do professor Benedito Barraviera, atual coordenador-executivo do CEVAP, comemora a conquista.
“A Fábrica de amostras de Biomedicamentos do Cevap/Unesp vem para quebrar um paradigma na ciência brasileira, pois irá acelerar e baratear o desenvolvimento de novos medicamentos, inclusive àqueles que possuem a participação direta de pesquisadores brasileiros. Anticorpos monoclonais, antígenos recombinantes, IFA para vacinas são apenas alguns exemplos do que poderá ser produzido”, explica o professor Rui Seabra.
O pesquisador também destaca que, além do desenvolvimento final destes medicamentos, a fábrica irá produzir os lotes pilotos para os ensaios clínicos, dentro das Boas Práticas de Fabricação, utilizando uma tecnologia em que a indústria possa escalonar e produzir milhões de unidades após seu registro pelos órgãos sanitários como a ANVISA e o FDA (agência reguladora norte-americana).
“É um orgulho para mim esta realização dentro de uma universidade pública e ainda mais por ser botucatuense nato. Estamos há mais de uma década neste projeto de Estado, já que passamos por inúmeros presidentes, ministros e reitores, até a sua aprovação. Portanto, meu agradecimento eterno a todos aqueles que se envolveram durante essa caminhada”, completa o docente.
Moção de Congratulações
O vereador Lelo Pagani foi o autor da Moção de Congratulações direcionada ao professor Rui Seabra Júnior e à toda equipe participante do projeto para a construção da Fábrica de Biomedicamentos do Cevap.
A homenagem foi apresentada pelo vereador durante sessão na Câmara Municipal de Botucatu, no dia 13 de dezembro de 2021, e contou com a assinatura de todos os demais vereadores.
Gostou do Conteúdo? Compartilhe!
FALE COM O VEREADOR
Entre em contato e retornarei o mais breve possível