Lelo Pagani solicita esforços na solução da falta de medicamentos de alto custo em Botucatu

3 min. de leitura
Notícia Vereador Lelo Pagani

Lelo Pagani apresentou requerimento solicitando esforços para solucionar a questão da falta de medicamentos de alto custo nas unidades de distribuição sob responsabilidade do Estado.

Insuficiência renal, epilepsia, câncer, psoríase, artrite reumatóide. Essas, são algumas doenças que dependem de medicações especiais para o tratamento. Os entes federais e estaduais, por meio das Farmácias de Medicamentos Especializados, distribuem uma série de medicações pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, frequentemente, o desabastecimento é recorrente, gerando muitos transtornos aos usuários que dependem desses compostos.

Recentemente, o vereador Lelo Pagani (PSDB) teve conhecimento de que muitos medicamentos distribuídos pela rede estadual de saúde estão em falta total ou parcial em Botucatu. Diante disso, o parlamentar apresentou na última sessão da Câmara, ocorrida no dia 28 de março, um requerimento ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e ao Secretário Estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, solicitando esforços para solucionar a questão da falta de medicamentos de alto custo nas unidades de distribuição sob responsabilidade do Estado.

“Nós sabemos o impacto que isso traz para a vida das pessoas que dependem dessas medicações. O objetivo desse pedido é evitar mais consequências negativas no tratamento dos pacientes”, declara Lelo.

Ainda de acordo com o parlamentar, recentemente, o estado de São Paulo cobrou o Ministério da Saúde pela falta de 64 medicamentos e um insumo. Por meio de nota, o Ministério da Saúde afirmou que mantém todos os esforços para garantir o abastecimento de medicamentos ofertados pelo SUS.

Aplicativo de transportes

Ainda na última sessão ordinária da Câmara, o vereador Lelo Pagani apresentou outro requerimento propondo a criação de um aplicativo próprio, municipal, de transporte individual de passageiros.

Direcionado ao Prefeito, Mário Pardini, e ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Junot de Lara Carvalho, o parlamentar usou como exemplo a cidade de Araraquara, que já conta com seu próprio aplicativo de transporte privado urbano, e oferecerá um serviço parecido com as plataformas que funcionam atualmente, permitindo a busca baseada na localização.

“Atualmente, pedir um carro por aplicativo se tornou um problema devido aos inúmeros cancelamentos, preços altos e queda na qualidade do serviço. O objetivo do aplicativo municipal é otimizar o serviço, tornando mais vantajoso para motoristas e passageiros. Queremos desenvolver em um formato em que mais de 90% do lucro fique com os trabalhadores da área”, explica Pagani.

Aluguel social

Outro assunto discutido na última sessão da Câmara foi Projeto de Lei nº 01/2022, que dispõe sobre a reestruturação do Programa “Aluguel Social". Em linhas gerais, o programa tem por objetivo conceder subsídio a famílias ou indivíduos que precisam ser retirados de suas habitações devido à situação de risco, como, por exemplo, por chuvas e inundações. Com pedido de vista, o assunto voltará ao plenário na próxima semana.

 

 

 

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

FALE COM O VEREADOR

Entre em contato e retornarei o mais breve possível

Entre em contato via WhatsApp
Entre em contato via WhatsApp