Lelo Pagani solicita realização de obras na Avenida José Ítalo Bacchi
Dados apresentados pela pesquisa Origem e Destino e compilados pelo movimento Anda SP mostraram que o uso da bicicleta como principal meio de transporte aumentou na cidade de São Paulo. Em 2007, eram 304 mil pessoas que usavam a bike como meio de locomoção e, 10 anos depois, esse número já chegava na casa das 377 mil pessoas, representando um aumento de 24% nos índices.
Não só a capital, mas também outras cidades em todo o país passaram a ver esse modal crescer, tendo seu aumento fake Rolex explicado por vários motivos. Dentre eles, destaca-se a pandemia, que afastou as pessoas da aglomeração do transporte público e a demanda por atividades físicas nas cidades.
Em Botucatu, uma das vias bastante utilizada pela população para a prática de caminhada e ciclismo é a Avenida José Ítalo Bacchi. Pensando nisso, o vereador Lelo Pagani (PSDB) apresentou um requerimento na última sessão ordinária da Câmara, no dia 25 de abril, oficiado ao Prefeito Municipal, Mário Pardini, para que sejam implantadas calçadas ou ciclovias às margens da avenida, especialmente no trecho entre a Rodovia Gastão Dal Farra e as proximidades da Fatec e do Hospital Estadual de Botucatu (HEBot).
O parlamentar comentou sobre como essas ações têm grande impacto na segurança da população. “A Avenida José Ítalo Bacchi é uma das vias do município com grande fluxo de pedestres e trânsito rápido de veículos, existindo a necessidade de o Poder Público realizar melhorias para zelar pela segurança de todos”, comentou Pagani.
Além da questão da segurança de quem transita por esta via, o vereador também abordou a necessidade de melhorias na infraestrutura do local, que abriga instituições importantes do município. A região, que tem em seu entorno o Centro de Atenção Integral à Saúde Professor Cantídio de Moura Campos, a Fatec, o Hospital Estadual de Botucatu, o SARAD e a Fundação Casa, se assemelha a um centro cívico estadual. “Além de tratar-se da via de acesso ao Aeroporto Municipal Tancredo Neves, muitas instituições estão instaladas em suas adjacências, como a Fatec e o Hospital Estadual de Botucatu, fator esse que aumenta a importância da ação. O objetivo é que essa calçada/ciclovia contemple todo esse complexo que a gente chama de centro cívico estadual”, reforçou Lelo.
Para Marcelo Biasotti, funcionário do Hospital Estadual de Botucatu, a ação tem extrema relevância para a comunidade que frequenta essa região do município. “Quero agradecer ao vereador Lelo Pagani pelo acolhimento de nossa solicitação de ciclovia/calçada na Avenida José Ítalo Bacchi. Essa iniciativa beneficiará os pedestres e usuários de bicicleta que não têm um caminho seguro para trafegar na via”, comentou Biasotti.
Graciele Venâncio, que também atua no HEBot, ressalta a sobre a importância da construção de uma calçada ou ciclovia para preservar a segurança das pessoas que circulam pelo local. “Trabalho no Hospital Estadual de Botucatu e caminho até lá quase todos os dias. Observei a forte necessidade de uma ciclovia/calçada para maior segurança, pois, neste trajeto, existe uma quantidade significativa de usuários, tanto de pedestres, como de ciclistas que disputam espaço na pista juntamente com os veículos. Agradeço ao vereador Lelo Pagani por atender a nossa solicitação”, afirma.
Celso Joaquim, Diretor da Faculdade de Tecnologia de Botucatu (Fatec), também falou sobre a necessidade dessa ação na região da faculdade. "A implantação de calçadas e/ou ciclovias na avenida José Ítalo Bacchi, particularmente nas cercanias da Fatec, contribuiria muito para a segurança do acesso da comunidade acadêmica que transita na região. São mais de mil alunos no período da noite e cerca de 200 no período da manhã, além de docentes, funcionários e público em geral. Os ciclistas e pedestres, que dependem exclusivamente desta avenida para acessarem a Fatec, são obrigados a transitarem pelas laterais invadidas pelo mato ou a dividir espaço com veículos, tornando o trânsito perigoso para todos.
O requerimento apresentado pelo vereador Lelo Pagani representa importante demanda de nossa comunidade e, certamente, de todos os usuários desta região da cidade e que se destinam ao Hospital Estadual, ao Hospital Cantídio, à Fundação Casa, entre outras instituições e empresas", comentou Celso.
Gostou do Conteúdo? Compartilhe!
FALE COM O VEREADOR
Entre em contato e retornarei o mais breve possível