Projeto de Lei denomina de “Jair de Oliveira” o memorial da música caipira de Botucatu

3 min. de leitura

Assista também a votação do Projeto e a referida homenagem clicando no vídeo.

No final do último mês de abril, o vereador Lelo Pagani (PSDB) apresentou um Projeto de Lei para discussão da Câmara Municipal de Botucatu. Nele, o parlamentar sugeriu uma homenagem ao histórico músico botucatuense Jair de Oliveira, colocando seu nome no Memorial da Música Caipira de Botucatu, situado na Avenida Mário Barbéris, 155, no Conjunto Habitacional “Humberto Popolo” (Cohab I). Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Botucatu, realizada na última segunda-feira, 23 de maio, o Projeto de Lei foi votado e aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Na oportunidade, o vereador Lelo Pagani enalteceu a importância dessa homenagem: “Para mim, é uma honra poder, nesse momento, representar a comunidade da música caipira, tão grande, importante e diversa em Botucatu. Foi aqui na região que a música caipira se criou, com cantores e duplas de muito sucesso, entre elas a Botu e Catu. Essa homenagem é justa por tudo que o Jair de Oliveira representou para a cidade”.

Trajetória

Falecido no dia 31 de dezembro de 2020, o músico Jair de Oliveira ficou marcado na história da cidade como um dos grandes cancioneiros caipiras de todo o estado de São Paulo. Com a dupla Botu e Catu, formada com seu cunhado “Bó”, Jair levou o nome de Botucatu para diversas regiões do estado, tocando em cidades como Bauru, São Pedro, Piracicaba, Laranjal Paulista e muitas outras. 

Além disso, a dupla também se fez conhecida no âmbito nacional da música caipira, apresentando-se em programas das grandes redes brasileiras de televisão, como o programa “Fala, Cidade”, da TV Record, “Programa Dito Leite”, do SBT e a atração “Parceiros do Progresso”, na extinta TV Jovem Pan.

Familiares e amigos agradecem a homenagem

Ramiro Viola, outro expoente da música caipira de Botucatu e amigo pessoal de Jair, contou sobre o processo de escolha do nome. “Há mais de 30 anos, tenho conversado com autoridades municipais para criarmos um Memorial de Música Caipira de Botucatu. Então, em conversa com o prefeito Mário Pardini e com o vereador Lelo Pagani, conseguimos dar andamento na criação do Memorial e, mais ainda, batizá-lo com o nome de alguém tão especial neste meio”, comentou Viola. 

O cantor ainda completou: “Muito me orgulha essa homenagem, pois o Jair, além de grande amigo pessoal, foi alguém muito importante para a história da música caipira e de Botucatu. Agradeço ao Lelo por ter acolhido nosso pedido e por conceder tão grande honra aos adeptos desse estilo musical”.

Para Ricardo Stamponi de Oliveira (Tchola), filho de Jair de Oliveira, a homenagem emocionou toda a família. “Em nome de toda a minha família, agradecemos a todos os vereadores pela linda homenagem concedida ao meu pai. Agradeço, em especial, ao vereador Lelo Pagani por todo o carinho e dedicação na realização e apresentação deste Projeto de Lei. Agradeço também ao José Camargo da Silva (Botu) por dividir essa história de vida com meu pai e ter estado presente nesse momento de homenagem”.

Ricardo também comentou: “Ficamos muito emocionados em poder rever toda história da dupla e tudo o que construíram ao longo dos anos. De onde meu querido pai estiver, tenho certeza que está muito feliz e agradecido por esta linda homenagem”.

 

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

FALE COM O VEREADOR

Entre em contato e retornarei o mais breve possível

Entre em contato via WhatsApp
Entre em contato via WhatsApp