Lelo Pagani pede apoio para revisão do piso salarial e da jornada de trabalho dos fonoaudiólogos

2 min. de leitura

Tramita, na Câmara dos Deputados em Brasília, os Projetos de Lei (PL) nº 1877/2019 e nº 54/2019, de autoria dos deputados federais Mauro Nazif (PSB/RO) e Fred Costa (PATRIOTAS/MG). Os PLs em questão tratam, respectivamente, sobre a revisão do piso salarial e da jornada de trabalho dos profissionais de fonoaudiologia.

Segundo a pesquisa mais recente apresentada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), realizada em 2017, a jornada de trabalho dos fonoaudiólogos no estado de São Paulo não é muito bem definida. Enquanto 34,4% dos profissionais trabalham de 21 a 30 horas semanais, quase 42% fazem jornadas entre 31 e 44 horas semanais.

Trazendo para a realidade de Botucatu, o vereador Lelo Pagani (PSDB) apresentou um requerimento, também sobre esse tema, na última sessão da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (30). Nele, o parlamentar defende que é extremamente importante realizar essas ações para melhorar as condições de trabalho desses profissionais e, consequentemente, permitir um atendimento ainda melhor aos pacientes.

Sobre o requerimento, Lelo argumentou: “a jornada de trabalho desgastante destes profissionais, associada ao estresse pelos deslocamentos entre os diversos locais da prestação dos serviços, compromete tanto a saúde do profissional quanto a qualidade do atendimento ao paciente. Assim, acredito ser relevante o debate do assunto entre os parlamentares”.

Além disso, o vereador também comentou que a medida se justifica como fator de valorização do profissional que, após anos de estudo de graduação e especialização, ainda necessita estar constantemente se atualizando para atender os pacientes.

Após apresentação na Casa Legislativa de Botucatu, Lelo encaminhou um ofício ao deputado federal e ex-prefeito de Bauru, Rodrigo Agostinho, pedindo apoio na tramitação e aprovação dos Projetos de Lei, que certamente beneficiarão profissionais de todas as regiões do Brasil.

Sobre a ação

A fonoaudióloga Priscila Watson, profissional que atua em hospitais e clínicas de Botucatu e região, defende as regulamentações. “A aprovação desses Projetos de Lei é muito necessária para a nossa atuação enquanto profissionais do setor. Nosso trabalho é muito amplo, atendendo todas as faixas etárias e essa regulamentação é essencial para melhor organização da nossa classe”.

“Todas as reinvindicações que fazemos têm o objetivo de sempre proporcionar um melhor atendimento à população, em todos os lugares que estamos. Por isso, criar maneiras de evoluir nosso trabalho é uma ação que beneficiará tanto os fonoaudiólogos, quanto seus pacientes”, completou Priscila.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

FALE COM O VEREADOR

Entre em contato e retornarei o mais breve possível

Entre em contato via WhatsApp
Entre em contato via WhatsApp