Câmara aprova projeto de lei que regulamenta a atuação de guias turísticos em Botucatu

2 min. de leitura

Durante a justificativa do projeto, Pagani defendeu a profissionalização do setor e a importância de se instituir a profissão de guia turístico no município. Confira todos os detalhes no vídeo. 

No último dia 15 de agosto, durante a sessão ordinária da Câmara, o projeto de lei Nº 38/2022, que prevê a regulamentação da atuação do Guia de Turismo Regional cadastrado e sua obrigatoriedade nos passeios turísticos no município de Botucatu, foi aprovado por unanimidade dos dez vereadores presentes. De autoria dos vereadores Lelo Pagani (PSDB), Marcelo Sleiman (União) e Alessandra Lucchesi (PSDB), membros da Comissão Temporária de Turismo, o documento institui uma série de regulamentos que visam preservar a segurança dos grupos de passeio, bem como profissionalizar as atividades, com a prestação de informações e assistência a turistas.

“Chegou o momento de se profissionalizar e instituir a profissão de guia turístico no município. Não vai ser fácil, pois, não é simplesmente fazer uma lei que já está funcionando, mas o importante é que o projeto está regulamentado”, disse o vereador Lelo Pagani em uma de suas falas durante a justificativa do projeto.

Para atuar como guia, o profissional deverá ser certificado, seja por uma instituição de ensino superior ou por cursos técnicos. Além disso, o Órgão Oficial de Turismo do município exigirá a comprovação da formação turística local, com o conteúdo mínimo de conhecimentos gerais sobre os atrativos turísticos locais, especialmente em relação às cachoeiras e unidades de conservação, observando também as técnicas de condução, segurança e primeiros socorros apropriados dos profissionais.

“O papel que esses profissionais exercem é imprescindível para realização das atividades de turismo, se diferenciando, cada vez mais, do ultrapassado estereótipo de informalidade e improviso”, destacou Lelo.

Turismo em alta

O turismo em Botucatu despontou significativamente nos últimos meses. Com constante investimento e melhorias, a cidade tem recebido cada vez mais visitantes interessados em suas belezas naturais e infraestrutura acolhedora.

Apoiador e parceiro do setor turístico, o vereador Lelo Pagani tem contribuído com diversas propostas para dar mais força aos investimentos na área, oferecer maior segurança ao turista e elevar a qualidade do produto turístico do município. Para ele, esse projeto de lei vai ao encontro dessa série de inciativas que têm sido incluídas para alavancar o segmento, com segurança e profissionalização.

“Aqui temos turismo religioso, dentro de matas e em demais pontos na cidade e arredores. Se não for acompanhado por um guia turístico, podem acontecer acidentes, algumas vezes até fatais, como já vimos. Além disso, os passeios com os guias podem ter um valor agregado, com informações sendo prestadas, além de toda assistência que esses profissionais podem oferecer aos visitantes”, explica o vereador.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

FALE COM O VEREADOR

Entre em contato e retornarei o mais breve possível

Entre em contato via WhatsApp
Entre em contato via WhatsApp