Vereador Lelo Pagani solicita reforço na sinalização dos locais onde ciclovias e ciclofaixas cruzam o município

2 min. de leitura
Notícia Vereador Lelo Pagani De acordo com o parlamentar, o fato de existir a ciclovia exige que o Poder Público forneça os meios legais e necessários para garantir a segurança viária dos usuários.

Pedalar é um hábito saudável e que já se tornou prática para muitos moradores da cidade, tanto para lazer, quanto para os deslocamentos diários. Mas, para garantir a segurança dos ciclistas e otimizar o fluxo de pedestres e motoristas, é preciso que as sinalizações desses espaços estejam em boas condições. Foi com esse objetivo que o vereador Lelo Pagani (PSDB) propôs, na última sessão da Câmara realizada em 26 de setembro, um requerimento solicitando reforço na sinalização de ciclovias e ciclofaixas do município.

De acordo com o parlamentar, o fato de existir a ciclovia exige que o Poder Público forneça os meios legais e necessários para garantir a segurança viária dos usuários.

"As ciclovias ou ciclofaixas encorajam o uso das bicicletas como meio de transporte, reduz o número de carros nas ruas e, consequentemente, os congestionamentos e os índices de poluição”, disse o parlamentar em defesa do pedido.

Ainda segundo Lelo, a manutenção e adequação desses espaços, torna a cidade mais moderna e atrativa. “Além de facilitar o deslocamento, elas contribuem para a atração dos centros urbanos, tem baixíssimo impacto poluidor na construção das vias e aumenta a qualidade de vida", afirma.

Segurança viária: Projeto de Lei é aprovado na Câmara

Correlacionado ao assunto, o Projeto de Lei nº 57/2022, de coautoria dos vereadores Lelo Pagani (PSDB) e Marcelo Sleiman (União) foi aprovado na Câmara. O documento dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano do município de Botucatu e tem por objetivo promover a acessibilidade, através de uma rede integrada de vias, ciclovias e ruas exclusivas de pedestres, com segurança e autonomia.

O texto contempla o tema mobilidade urbana e prevê a implantação de ciclovias e ciclofaixas, seguindo diretrizes, tais como: o modelo funcional que permita a conexão das ciclovias; sinalização horizontal e vertical de acordo com a legislação estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e órgãos correlatos, estabelecendo a mão de direção, símbolos e largura das ruas; entre outras normas.

Além da segurança dos cidadãos, o Projeto garante a diminuição de agentes nocivos ao meio ambiente (CO2), otimização do fluxo, diminuição de poluentes, melhoria na qualidade de vida das pessoas e interligação dos bairros urbanos com os novos empreendimentos que estão para se consolidar no munícipio.

“Esta é uma demanda que veio dos ciclistas, foi acolhida por esta Casa e vai transformar a cidade e deixar Botucatu mais moderna”, disse Pagani.

Durante a apresentação do projeto, o parlamentar ainda reforçou sobre a necessidade de segurança viária, uma vez que a política pública de mobilidade está atrelada à questão de segurança pública.

 

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

FALE COM O VEREADOR

Entre em contato e retornarei o mais breve possível

Entre em contato via WhatsApp
Entre em contato via WhatsApp