Lelo Pagani solicita o retorno do DRS ao município de Botucatu

2 min. de leitura
Notícia Vereador Lelo Pagani O requerimento pede a efetivação da criação do DRS de Botucatu, a fim de proporcionar um atendimento cada vez melhor para a população nessa região do estado.

Descentralizar e otimizar. Essas são as duas principais justificativas para o pedido da volta do Departamento Regional de Saúde (DRS) à Botucatu. A solicitação foi feita pelo vereador Lelo Pagani (PSDB), por meio de requerimento apresentado na última sessão da Câmara, em 03 de outubro. Direcionado ao governador, Rodrigo Garcia, o documento pede a efetivação da criação do DRS de Botucatu, a fim de proporcionar um atendimento cada vez melhor para a população nessa região do estado.

 

De acordo com o parlamentar, a criação do Departamento Regional de Saúde de Botucatu (DRS- XVIII) foi feita através de decreto com duas publicações no Diário Oficial, citando a unidade financeira e orçamentária para que a Secretaria de Saúde possa fazer o repasse dos recursos, e com informações sobre a estruturação organizacional. Porém, atualmente, o município está contemplado na área de  abrangência do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-VI), fator que tem dificultado o atendimento rápido à população, devido ao grande número de municípios que o compõem.

 

“A abrangência do novo DRS seria formada pelas regiões do Polo Cuesta, do Vale do Jurumirim e de Jaú que, ao todo, somariam 42 municípios, que seriam desmembrados do DRS VI, ajudando na administração da saúde na região central do estado de São Paulo. O que precisamos agora é efetivar essa criação”, explica Pagani.

 

Em defesa do pedido, Pagani ainda explicou que o novo DRS seria uma divisão administrativa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e permitiria uma atuação regionalizada do atendimento à saúde, aumentando a autonomia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e da FMB, para melhora de processos e constituição de um novo cenário técnico no que diz respeito à assistência, ao ensino e à pesquisa.

 

“A volta do DRS à Botucatu resgataria muito do que foi perdido na época da extinção da antiga regional de saúde, devolvendo ao município o prestígio que lhe é devido”, finaliza Lelo.

 

Pedido antigo

 

A solicitação é uma pauta antiga do município. Em 2019, o assunto já havia sido levado à Assembleia Legislativa de São Paulo. Agora, o vereador Lelo Pagani endossa o pedido, pleiteando mais independência para a região. “Queremos reorganizar essa divisão e otimizar o serviço, beneficiando toda a população com o atendimento de excelência à saúde”, diz Lelo Pagani.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

FALE COM O VEREADOR

Entre em contato e retornarei o mais breve possível

Entre em contato via WhatsApp
Entre em contato via WhatsApp