Lelo Pagani sugere a criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Botucatu
Vereador Lelo Pagani propõe a criação de IPPUB
Visando convergir as informações úteis para o desenvolvimento do município, o vereador Lelo Pagani (PSDB) propôs, em sessão ordinária, na última terça-feira (07), a criação de um Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Botucatu. Ele já havia apresentado esse pedido anteriormente, porém, a solicitação ainda não foi atendida.
O parlamentar lembra que existe uma grande fonte de informações sobre as demandas da cidade em bancos de dados gerados no próprio município sobre saúde, mortalidade infantil, taxa de natalidade, violência, aspectos de vigilância sanitária, trânsito, entre outros. Em Curitiba-PR, por exemplo, existe, desde 1965, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC). O Instituto foi criado com o objetivo de propor a melhoria da qualidade de vida urbana da Cidade, por meio de um modelo linear de expansão urbana.
A criação de um escritório no modelo do IPPUC em Botucatu poderá ser importante para:
- Ordenar o crescimento da Cidade com a distribuição adequada das atividades urbanas;
- Criar soluções integradas, visando melhores condições sociais e econômicas da população;
- Captar recursos e atrair investimentos para viabilizar a implantação de planos, programas, projetos e obras do Município;
- Coordenar as ações do Plano de Governo Municipal;
- Coordenar a elaboração e acompanhar a implantação do Plano de Obras;
- Produzir, agregar e analisar informações relativas a indicadores sociais;
- Produzir e coordenar a execução de projetos de arquitetura, comunicação visual e mobiliário urbano.
Pagani salienta que o instituto contribuirá para a estruturação do crescimento de Botucatu, para a captação de recursos e investimentos, além de criar soluções integradas em prol da população botucatuense, entre outros fatores decisivos para o desenvolvimento da cidade. “Ainda não existe, no governo local, uma instância para onde estas informações convirjam e que se possa estabelecer uma sistematização, análise, determinação de critérios de prioridades e elaboração de um cronograma executivo por parte do Poder Público”, compartilhou o vereador.
Sobre o IPPUC
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) foi
criado em 1965, para detalhar e acompanhar a execução do Plano proposto pela Sociedade Serete e por Jorge Wilheim Arquitetos. Este plano foi discutido com a população em uma série de debates públicos, no Seminário denominado "Curitiba de Amanhã".
Gostou do Conteúdo? Compartilhe!
FALE COM O VEREADOR
Entre em contato e retornarei o mais breve possível