Vereador Lelo Pagani busca informações detalhadas sobre prévia do Censo 2022 para Botucatu
Botucatu tem 145.272 habitantes, segundo prévia do Censo 2022 divulgada pelo IBGE. O número é menor do que a estimativa registrada em 2021, quando foi apontado que a população botucatuense seria de 149.718 habitantes.
A diferença causou estranhamento, e por isso o vereador Lelo Pagani (PSDB) protocolou um requerimento junto ao órgão de pesquisas solicitando informações sobre a divulgação.
“Para mim e para muita gente foi uma surpresa verificar essa estimativa. Esperávamos que Botucatu já estivesse beirando os 160 mil habitantes. Na região também há diminuição”, disse Pagani.
O Censo contribui para que sejam conhecidas as tendências de nascimentos e mortes para a elaboração de estimativas populacionais; conhecer a população residente, de modo a embasar a formulação de políticas públicas; subsidiar a distribuição da verba federal de acordo com a população de cada cidade; balizar pesquisas acadêmicas; dentre outros cenários.
“Como exemplo, as informações passadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, apontam que o número de ligações de novas contas de água aumentou. Eu também fiz um levantamento juntamente à Secretaria Municipal de Saúde, para saber o número de pessoas que nasceram na cidade, desde 2010 até o momento, e o número de falecimentos também, e a média é mais ou menos 800 pessoas, por ano, a mais que nascem do que morrem. Mesmo multiplicando, não chegaria ao número apontado na pesquisa. Essa diferença, eu julgo ser do fluxo de pessoas que vieram morar em Botucatu e eu fiz esses levantamentos justamente para entendermos esses dados. Felizmente, não vamos perder nada do Fundo”, finalizou o vereador, se referindo ao FPM (Fundo de Participação de Municípios), advindo de recursos enviado pelo Governo Federal, de acordo com o número de habitantes.
Gostou do Conteúdo? Compartilhe!
FALE COM O VEREADOR
Entre em contato e retornarei o mais breve possível