Parlamentares pedem a contratação de mais Terapeutas Ocupacionais na rede municipal de saúde
Muita gente desconhece o alcance da atuação do Terapeuta Ocupacional. Este profissional é responsável, por exemplo, pela reabilitação de pacientes em diversas áreas para a prevenção e reabilitação de doenças físicas, mentais, emocionais e também aquelas relacionadas ao trabalho.
Com a proposta de aumentar o quadro funcional destes especialistas na rede municipal de saúde, na última sessão da Câmara, realizada no dia 02 de maio, os vereadores Lelo Pagani (PSDB) e Alessandra Lucchesi (PSDB) apresentaram um requerimento pedindo a contratação de mais profissionais da área. O documento, oficiado ao o Secretário de Saúde, Dr. Marcello Lanezza Felício e à Supervisora do Centro de Saúde Escola (CSE), Profa. Associada Dra. Eliana Goldfarb Cyrino, pediu ainda o levantamento de informações como o número atual de Terapeutas Ocupacionais na rede municipal de saúde de Botucatu, a demanda atual por serviços de Terapia Ocupacional, o formato do processo de seleção e contratação de Terapeutas Ocupacionais para trabalhar na rede de saúde e o cronograma previsto para a implementação desse aumento do número de profissionais.
“A Terapia Ocupacional promove a autonomia, a independência e a qualidade de vida de pessoas com dificuldades em suas atividades cotidianas. Muita gente não tem ideia da importância desses profissionais na área da saúde. Eu mesmo precisei dos serviços de um TO (terapeuta ocupacional) para a minha mãe e o desempenho que ela alcançou durante o processo foi excelente, graças a esse profissional. O município precisa investir nessa categoria que faz a diferença em diversas áreas, não só da saúde, como nas laborais também”, disse o vereador Lelo Pagani.
De acordo com o documento, o Relatório Anual de Gestão da Saúde de 2022, emitido pela Secretária de Saúde, apontou que a saúde do trabalhador foi a segunda que mais foi acionada na rede municipal para os serviços de Terapia Ocupacional.
“Nós pedimos todas essas informações à Secretaria de Saúde e ao Centro de Saúde Escola para fazermos um mapeamento da demanda e da atuação desses profissionais com o objetivo de contemplar toda a rede municipal de saúde com os serviços oferecidos por esses especialistas”, complementou Pagani.
A profissão – O Terapeuta Ocupacional é responsável por desenvolver e aplicar programas de intervenção ocupacional que visem a prevenção e tratamento de lesões musculoesqueléticas, transtornos mentais entre outras patologias. Além disso, também tem papel importante na identificação de riscos ergonômicos e psicossociais presentes no ambiente de trabalho. Podem atuar também na adaptação e criação de equipamentos e dispositivos de auxílio ao trabalho, que garantem que o trabalhador exerça suas atividades de maneira mais confortável e segura.
Gostou do Conteúdo? Compartilhe!
FALE COM O VEREADOR
Entre em contato e retornarei o mais breve possível